Pergunta
Estou pesando em trocar meu vitara por um grand cherokee laredo 97/ 98 (V6) ou por um limited 97/98(V8) gostaria da ajuda de voces quanto ao custo beneficio destes carros ja que estão com preço aqui(recife-pe) entre 30000 e 33000 para estas versões, são carros bem conservados e com baixa quilometragem (em torno de 50000-60000Km).
A manutenção destes veiculos, durabilidade, que itens ficar atento na hora da compra, peças para manutenção.
Qual a opinião de voces a respeito destes veiculos?
Qual a melhor opção limited ou laredo?
Agradeço a vocês pela ajuda.
Pedro Jorge
Resposta
Prezado Pedro,
A parte boa se sua estratégia de compra futura diz respeito ao fato de você já ser um usuário de um veículo importado e conhece as dificuldades operacionais deste cenário (manutenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição e mão de obra mais cara). Não há como se enganar, pois manter um veículo importado é muito mais caro e difícil quando comparado a um veículo importado.
No seu caso em particular existe ainda o fato da Suzuki ter anunciado o fim de suas operações locais e isto representará uma desvalorização maior do modelo, bem como uma maior dificuldade neste pós-venda.
Jeep Cherokee:
Estamos falando do segundo sport utility mais vendido no mundo e estes volumes são realizados no mercado americano que corresponde ao mercado mais competitivo e exigente em termos de veículo. Por ano são comercializados mais de 250 mil unidades da família e só isto já representa um passaporte referenciando a qualidade do veículo.
O mesmo ainda perde da Ford Explorer, pois a Ford abastece o mercado de forma mais adequada, ou seja, a Jeep atualmente ainda tem uma demanda maior que a sua capacidade de produção. É bem verdade que nos últimos anos, novos modelos foram lançados nos EUA neste segmento (Porsche, Volvo, VW, Hyndai, entre outros) e isto acaba dividindo ainda mais a pizza dos Sport Utilities.
Laredo versus Limited:
Basicamente representam o mesmo veículo excetuando-se a motorização e acabamento interno. Nitidamente o Limited representa o top da família, ou seja, é aquele veículo mais luxuoso e caba trazendo a motorização mais forte. A versão Laredo tem motor de 6 cilindros e não tem tanto luxo como na versão Limited. Alguns veículos da versão Limited possuem aquele grafismo dourado, que não cai no gosto de todos. Existe um veículo Limited (versão Silver) que não possui tal acessório, ou seja, não tem estes grafismos dourados. Este modelo também foi importado com o motor mais forte de 5.2 litros.
Itens a ficar atento: estamos falando da compra de um utilitário. Se o mesmo fez trilhas esqueça… O plano de manutenções preventivas realizado junto à revenda autorizada é um bom sinal de conservação do veículo.
Como o mesmo era receita de sucesso alguns veículos chegaram a ser importados por empresas independentes. Supostamente estes veículos não passaram pelo chamado processo de tropicalização, adequação do mesmo junto as nossas condições locais (condições de estradas, qualidade do combustível, condições ambientais, etc, etc). Se este for o caso a compra deve ser evitada.
Durabilidade:
Parte do sucesso da família Cherokee nos EUA diz respeito à qualidade do veículo e sua durabilidade. Aquele modelo Cherokee Sport anteriormente importado foi lançado há mais de 15 anos nos EUA e representava a origem da família. Este modelo foi recentemente reestilizado e leva o nome de Liberty nos EUA. A linha Cherokee atual é derivada deste modelo, ou seja, representa uma evolução tecnológica de mais de 15 anos.
Vale lembrar que o modelo pretendido não é igual ao modelo ou família Cherokee atualmente comercializada. Em 1999 a Jeep alterou um pouco o visual da família Cherokee mais tudo isto tem o seu preço. Um Cherokee mais novo teve a importação realizada num dólar mais cheio e como conseqüência chega a valer perto de R$ 100 mil reias.
O que justifica em parte a pedida pelo modelo pretendido é o fato desta recente reestilização. Se pensarmos em dólares você estria adquirindo um veículo por algo próximo dos US$ 10 mil dólares. O veículo em questão sempre custou próximo dos US$ 50 mil, ou seja, uma pechincha. Nem nos EUA você consegue tamanha desvalorização pelo modelo.
Vejamos algumas dicas sobre veículos usados publicadas no Jornal Diário de São Paulo:
# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.Com certeza as informações acima são apenas algumas considerações. Uma avaliação de seu mecânico de confiança também seria uma outra estratégia a ser seguida.
No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.
Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.
Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc. Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser contratado no site www.checkauto.com.br. Nos parece pouco dinheiro frente à possibilidade de você diminuir em muito, as chances de comprar um carro “micado”.
Seguro:
Este sempre foi um problema para qualquer possuidor do modelo. Como o mesmo era receita de sucesso e chegou a vender muito tornando-se um objeto de desejo, as seguradoras acabaram colocando este fator risco em suas apólices. Se você pretende fazer uma apólice de seguros, seria prudente uma cotação prévia junto ao seu corretor antes do fechamento do negócio. Um seguro para o modelo Limited já chegou a custar mais de 20% do valor do bem. Em termos de mercado de seguro é um custo bastante elevado.
Vamos nos falando.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Caros amigos voces são otimos, tenho que agradecer pelas dicas me serão bastantes uteis; tomei conhecimento de voces atraves de um amigo Paulo Tavares, que recentemente fez uma consulta a voces sobre um pajerinho, que veio a comprar logo em seguida.
Grato, e voces estão de parabens pela qualidade das informações prestadas.
Pedro Jorge